05 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
19/03/20 às 10h46 - Atualizado em 19/03/20 às 10h46

#COVID19: PARQUE DO BOSQUE SUSPENDE VISITAS PÚBLICAS

Alteração no Decreto 40.529 determina fechamento de áreas públicas

Fonte: Agência Brasil

Na última quarta-feira (18), o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, expediu novo Decreto 40.529, que altera o Decreto 40.520, cujo o texto dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública com relação ao Coronavírus. De acordo com a publicação, ficam estabelecidos o fechamento dos parques ecológicos, recreativos, urbanos e vivenciais, o que enquadra a suspensão das visitas públicas ao Parque do Bosque Sudoeste.

A proibição de abertura e funcionamento desses espaços se estende também ao Zoológico de Brasília, a shoppings centers, a feiras populares e aos clubes recreativos, além de boates e casas noturnas. Comércio de rua não está incluído.

As novas medidas passam a vigorar a partir da data de sua publicação do documento. Por se tratarem de uma complementação ao Decreto nº 40.520, de 14 de março de 2020, elas têm validade de 15 dias, a contar daquela data.

Coronavírus

Segundo dados mais recentes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Gecamp/CIEVS), o número de casos de pessoas infectadas pelo Covid-19 no Distrito Federal aumentou. O primeiro caso confirmado na região foi no dia 05/03. Desde então, já somam 36 casos confirmados, sendo 5 de transmissão local (quando a contaminação se dá por pessoa que entrou em contato com algum viajante positivo).

Com o monitoramento diário e constante da Secretaria, novas medidas estão sendo adotadas para a contenção da disseminação do vírus. Desde de fevereiro, foi ativado o COE-Covid-19-DF, uma estrutura operacional para gerenciamento da epidemia mundial, no Distrito Federal. Uma das funções do COE-Covid-19-DF é o monitoramento diário dos casos suspeitos detectados na região e adoção das medidas indicadas. Além dos decretos definindo o fechamento de áreas públicas e de uso comum, as Administrações, junto a comunidade, vêm trabalhando para que a população esteja alerta e consciente da importância de cada um sobre o combate ao vírus. Sem a ajuda da comunidade, o combate ao vírus se torna ineficiente.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros