05 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
22/03/20 às 11h50 - Atualizado em 22/03/20 às 11h50

Campanha de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda (23)

Entre 23 de março e 22 de maio, grupos prioritários serão vacinados em todo o país
 


Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Fonte: Secretaria de Saúde

 

Com o objetivo reduzir o risco de transmissão da COVID-19 e consequentemente retardar a epidemia no país, o Ministério da Saúde antecipou em 30 dias a Campanha de Vacinação contra Influenza e as estratégias de vacinação contra o Sarampo. Entre os dias 23 de março a 22 de maio, grupos prioritários em todo o Brasil serão vacinados por etapas. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal disponibilizará 128 postos de vacinação e o primeiro grupo a receber as doses será o dos idosos.

Durante a campanha, devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, população privada de liberdade e servidores do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

A meta é vacinar o maior número de pessoas possíveis e evitar aglomerações. Por isso, este ano a vacinação poderá ocorrer em forma de "drive-thru", ou seja, em locais com estacionamentos maiores, em que o idoso possa ir de carro e receber a vacina no próprio automóvel. A imunização será aplicada em ordem alfabética. Pessoas acamadas/institucionalizadas com mais de 60 anos de idade podem agendar o recebimento da vacina em domicílio, a partir de 23 de março, pelo telefone 160.

"Pedimos que respeitem o cronograma, mas caso algum idoso se confunda no dia, será vacinado também. O objetivo da gente é proteger ao máximo nossos idosos, que é o grupo mais vulnerável ao coronavírus. Por isso, o atendimento das salas de vacina será das 8h às 22h”, explicou o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, durante coletiva de imprensa online realizada neste sábado (21).

A secretaria de Saúde do DF alerta ainda para que pessoas com sintomas respiratórios ou febre sejam orientadas a não comparecerem para a vacinação, enquanto persistirem os sintomas. Fique atento as datas e ao cronograma de vacinação.

Saiba mais sobre a Campanha clicando aqui.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros