05 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
25/03/20 às 11h43 - Atualizado em 25/03/20 às 12h02

COVID-19: saiba como denunciar e se manifestar na Ouvidoria do DF

Governo também disponibilizou canal exclusivo para atender população que precise de orientações sobre o coronavírus

 


População conta com atendimento do Telecovid para tirar dúvidas e procurar orientações sobre o coronavírus / Foto: Agência Brasília

 

Fonte: Agência Brasília

 

Desde que foram relatados os primeiros casos de Coronavírus no Distrito Federal, o Governo anunciou medidas para evitar a proliferação entre a população.  Além dos decretos que exigiam fechamento de escolas e comércio, o Ministério da Saúde, com o apoio das Secretarias de Saúde, anteciparam a campanha de Vacinação contra a gripe. As medidas visam desafogar o sistema de saúde no país e, consequentemente, diminuir o contágio.

A ajuda e colaboração da população faz parte do processo de reduzir a disseminação. Sem o apoio da comunidade, o combate ao vírus se torna ineficiente. Por isso, a Ouvidoria do DF recebeu, só neste mês, mais de 4 mil reclamações, denúncias, elogios ou outros tipos de manifestações sobre situações relacionadas ao coronavírus e outras questões.

A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal é responsável por coordenar e supervisionar o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal (SIGO/DF), que compreende as ouvidorias das secretarias, administrações regionais e demais entidades do GDF.  “As ouvidorias do Governo do Distrito Federal, neste momento delicado, intensificam sua relevância de auxiliar na prestação dos serviços públicos com transparência e participação popular”, destaca secretário de Estado Controlador-Geral do Distrito Federal, Paulo Martins.

Para registrar reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações acesse o www.ouv.df.gov.br ou ligue 162 (de segunda a sexta, das 7h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h).

Também funciona junto às ouvidorias o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC. Para registrar um pedido de acesso à informação relacionado aos órgãos e entidades públicas integrantes do Poder Executivo Distrital acesse www.e-sic.df.gov.br.

Telecovid

As pessoas que desejam tirar dúvidas e procurar orientações sobre o coronavírus, podem ligar nos telefones 190, 193 e 199. Nesse contato inicial, feito com bombeiros e policiais, os cidadãos são direcionados para a central chamada de TeleCovid, criada recentemente para atender a população 24 horas por dia e auxiliar no combate e prevenção a Covid-19.

Localizada no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), a unidade já recebe, em média, mais de 1,7 mil ligações por dia. No período da manhã e da tarde, funcionários terceirizados do Banco de Brasília (BRB) atendem a ligação e repassam aos enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presentes no local. Eles orientam desde a forma correta de higienizar as mãos até como proceder em situações mais graves.

À noite, o serviço do TeleCovid é prestado diretamente por técnicos de enfermagem do Samu, que repassam a ligação para enfermeiros da unidade caso seja necessário. A depender da situação, os profissionais tiram as dúvidas pertinentes e informam se a pessoa se classifica, ou não, dentro dos sintomas de coronavírus. Também é enfatizado a importância do isolamento domiciliar, reduzindo assim a procura desnecessária de pacientes às unidades de saúde.

Durante a ligação, se a pessoa for classificada como um possível caso, ela será orientada, a depender da situação, a se dirigir à unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua casa, ou acionar o Samu 192.

Com as informações colhidas pelos profissionais da central e do local onde ocorreu o atendimento presencial, as equipes de Vigilância Epidemiológica, com reforço da Atenção Primária da região, podem ser acionadas.

Fique atento aos sintomas! Se puder, fique em casa. O isolamento é a melhor maneira de acabarmos com o vírus.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros