01 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
14/05/20 às 13h09 - Atualizado em 14/05/20 às 13h12

Administração distribui máscaras reutilizáveis na região

Ação foi coordenada pela Secretaria de Estado do Governo do Distrito Federal e contou com o apoio do DF Legal e Corpo de Bombeiros

 


Para garantir a segurança e orientar a população sobre a importância do uso de máscaras no combate à pandemia do Coronavírus, a Administração Regional do Sudoeste/Octogonal e SIG, com o apoio do DF Legal e do Corpo de Bombeiros, distribuiu cerca de mil máscaras reutilizáveis na região. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal (SEGOV), ocorreu nesta quinta (14) em todas as regiões administrativas do DF. 
 


Cinco grupos compostos pelos servidores da Administração percorreram as quadras comerciais do Sudoeste, entre SQSW 100/300 até a 105/305, bem como o Parque do Bosque e as áreas Octogonais para a distribuição. A população também foi orientada sobre a lavagem e a importância do uso correto das máscaras como principal medida de proteção e contenção do vírus.
 


Mais máscaras serão distribuídas ao longo do dia. O objetivo é garantir que o maior número de pessoas estejam equipadas quando houver a necessidade de sair de casa, evitando novas contaminações.

 

Uso das máscaras

Com informações da Secretaria de Saúde

O uso de máscara facial não substitui o isolamento social na prevenção ao coronavírus. O alerta é do subsecretário de Vigilância à Saúde, o médico sanitarista Eduardo Hage. Com a recomendação para o uso de máscaras em locais públicos e a reabertura parcial do comércio no Distrito Federal, a população tem sido vista nas ruas usando os equipamentos, mas sem tomar outras medidas de proteção, como o distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro uns dos outros, além de higienização das mãos.

"A máscara é uma medida adicional, não é substitutiva. Ela não protege totalmente. É preciso higienizar as mãos sempre que tocar alguma superfície, manter a distância de 1,5 metro, sair de casa só quando for necessário. Mas o principal é o isolamento. Se eu fico em casa, não há nenhuma possibilidade de transmitir o vírus para outra pessoa fora do meu domicílio. Quanto mais sair de casa, mais eu me exponho. A máscara diminui um pouco o risco de transmissão, mas não elimina. O que elimina é o isolamento", alerta Eduardo Hage.

Por isso, é importante seguir orientações sobre a utilização correta das máscaras. Veja a seguir:

Utilização

1 – Lave as mãos e, segurando pelo elástico, posicione atrás de cada orelha;
2 – Verifique se não há espaço entre o pano e o seu rosto, evitando assim que haja contato de gotículas pelos espaços sobrantes;
3 – Após ficar úmida, é preciso trocar a máscara. O ideal é que ela seja trocada a cada duas horas. Por isso, se possível, tenha uma máscara reserva.

Lavagem

Lave sua máscara em imersão de água sanitária por 30 minutos. Depois enxágue e lave com água corrente e sabão. Após a secagem, com as mãos higienizadas, passe o ferro quente e guarde em saco plástico fechado.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros