06 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
27/07/20 às 9h06 - Atualizado em 27/07/20 às 9h07

Caesb vai interromper o fornecimento de água no Sudoeste nesta terça (28)

Empresa realizará interligação da unidade de bombeamento aos novos reservatórios

 


Foto: Tony Winston/Agência Brasília

 

Fonte: Caesb 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) irá realizar a interligação da unidade de bombeamento aos novos reservatórios do Plano Piloto. O objetivo da ação é garantir uma melhoria nas condições de abastecimento. Com isso, o antigo reservatório da ETA Brasília, conhecido como R1, será desativado definitivamente.

Para executar o serviço, será necessário interromper o fornecimento de água das 8h de terça-feira (28/07) às 8h de quarta-feira (29), nas seguintes localidades:

  • GUARÁ (Toda localidade): Guará I, Guará II, Setor Habitacional Lúcio Costa, Expansão do Guará, SOF do Guará; Carrefour, Setor Park Sul, Super Quadra Park Sul – SQPS; Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos – SGCV, Setor de Oficinais Sul – SOFS, Setor de Múltiplas Atividades Sul – SMAS (todo), Metrô-DF – Park Shopping, Leroy Merlin, Extra Hipermercado, Casa Parque, Florida Mall, Super Quadra Brasília – SQB, Colônia Agrícola Águas Claras Chácaras – CAAC; Colônia Agrícola Bernardo Sayão – CABS; Colônia Agrícola IAPI.
  • CRUZEIRO: Cruzeiro Novo, Setor Residencial Interno – SRI e Octogonal.
  • SUDOESTE: Toda localidade (inclusive Observatório Meteorológico  – INMET).
  • SIA: Toda localidade (exceto Setor de Inflamáveis – SIN).
  • BRASÍLIA: Setor de Garagens Oficiais – SGO (todo); Setor de Indústrias Gráficas – SIG (todo); Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte – SAAN (todo); Setor Militar Urbano – SMU (exceto Hospital Militar de Área de Brasília – HMAB); RCGD (todo, inclusive BGP); Setor de Múltiplas Atividades Norte – SMAN (todo); Setor de Oficinas Norte – SOFN (todo); Setor Policial Sul – SPS (todo); Setor de Administração Municipal – SAM (todo, inclusive: TCB, SLU, TCDF, MPDFT, Palácio do Buriti e TJDFT) Centro de Convenções e Torre de TV; Setor de Grandes Áreas Sul – SGAS 901 a 908; Setor Habitacional de Casas Geminadas Sul – SHCGS 702 a 708, Comércio Local Sul – CLS 702 a 708; Administração do Parque da Cidade; Instituto Médico Legal – IML; Setor Recreativo Parque Norte (todo); Parque Ferroviário de Brasília (Rodoferroviária); Setor Policial – SPO (todo); Setor Terminal Sul – STS (todo).

 

Caso haja necessidade, as unidades de saúde das regiões afetadas serão atendidas com caminhão-pipa. A Companhia informa, ainda, que toda unidade usuária deverá contar com reservatório (caixa d’água) que comporte um volume mínimo correspondente ao consumo médio diário de água, de acordo com o artigo 50 da Resolução da Adasa nº 14, de 27 de outubro de 2011.

Com isso, os usuários não deverão ser afetados pela interrupção no fornecimento de água. Segundo o Parágrafo Único, o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água, e posteriormente pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório predial.

 

Os novos reservatórios

Em funcionamento desde 1960, o Reservatório da Estação de Tratamento de Água Brasília, conhecido como R1, chegou ao final de sua vida útil. No lugar dele, dois novos reservatórios metálicos de 15.000 m³ cada estão sendo erguidos, ampliando a capacidade atual de 20.000m³ para 30.000m³. Atualmente, o R1 opera com 70% de sua capacidade nominal.

Com recursos do BID, a obra conta com investimento de R$ 35 milhões e teve início em fevereiro do ano passado, a partir da construção dos reservatórios metálicos de aço carbono.

Os novos reservatórios vão possibilitar o aumento da disponibilidade hídrica à população que já é abastecida pela ETA Brasília, local onde eles estão abrigados. E ainda vai permitir a diminuição do risco de falta d’água, devido ao aumento da capacidade de reservação. A implantação proporcionará maior segurança operacional, flexibilidade, robustez e maior autonomia na operação do sistema, além de exigir menor manutenção.

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que todos os avisos de falta d'água estão disponíveis para consulta nos canais de atendimento ao cliente:

               ► IOS

               ► ANDROID

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros