29 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
4/05/22 às 15h26 - Atualizado em 4/05/22 às 15h26

Novacap lança Programa Mão na Massa

COMPARTILHAR

O programa tem como objetivo levar treinamento às equipes das Administrações que executam serviços de tapa-buraco.

 

Visando garantir eficiência no trabalho realizado nas ruas e proporcionar segurança aos motoristas que trafegam nas vias da nossa Capital, a Novacap, por meio das equipes da Divisão de Manutenção e Conservação de Vias – DIMAV, lançou hoje (28) o Programa Mão na Massa.

 

Formado por três equipes, o Programa atuará com 30 profissionais da DIMAV fornecendo treinamento às equipes das Administrações Regionais, quanto à forma correta de se realizar a operação tapa-buraco nas cidades.

 

“Esses treinamentos irão aperfeiçoar a qualidade dos trabalhos de tapa-buraco, garantindo mais segurança e qualidade de vida a população do Distrito Federal”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

 

Presente no evento, o secretário de governo do DF, José Humberto, destacou a importância do programa para o Distrito Federal “ Precisamos de qualidade na execução dos serviços e acabar com o retrabalho. Nossa cidade precisa estar constantemente bem cuidada e impecável”.

 

Os treinamentos serão realizados em todas as Regiões Administrativas e os locais serão definidos em discussão conjunta com as Administrações Regionais, priorizando o critério de urgência de cada cidade. A primeira cidade a receber o Programa será Ceilândia.

 

“A capacitação nos leva ao aprimoramento da mão de obra e agrega mais qualidade nas entregas. Iniciaremos os trabalhos na Ceilândia, local que tem maior concentração de demandas”, afirmou a chefe da DIMAV, Walquiria Marra Rodrigues.

 

Segurança ao trafegar pelas vias do DF

 

Os serviços de tapa-buraco são realizados durante todo o ano, no Distrito Federal.

 

De 2019 até abril deste ano (2022), a Usina da Novacap produziu cerca de 120 mil toneladas de concreto betuminoso usinado a quente. O equivalente a quase 8 mil caminhões trucados de asfalto.

Esse volume foi utilizado para que a Novacap, e outros órgãos como Administrações Regionais, DER e Governo Federal, realizassem obras e manutenção nas Vias do DF.

 

Atendimento expresso

 

Além do fornecimento da massa asfáltica, a Novacap também realiza o Atendimento Expresso, um serviço de tapa-buraco em caráter emergencial que é realizado em locais específicos de grande circulação (e que emitem maiores riscos de acidentes) como vias comerciais, setores hospitalares, setores bancários, entre outros.

 

Este é um atendimento realizado com equipamentos diferenciados, uma vez que esses locais geralmente não tem acesso para caminhões e compactadores.

 

Passo a passo do tapa – buraco

 

SINALIZAR para que os condutores desviem de onde o reparo será feito;

 

DEMARCAR a área que será preparada para receber o reparo;

 

RECORTAR as bordas do buraco. Elas deverão ser recortadas alcançando as trincas;

 

LIMPAR e retirar todo o material fino, para que a massa tenha aderência quando aplicada;

 

APLICAR a pintura de ligação, emulsão que liga o asfalto antigo ao novo;

 

APLICAR concreto betuminoso usinado a quente;

 

COMPACTAR toda a área com rolo compactador, liso vibratório, para que tudo fique homogêneo.

 

Fonte: Novacap

Mapa do site Dúvidas frequentes