Notícia Aberta
IBGE incentiva população do DF a responder PNAD Contínua por telefone
COMPARTILHAR
Devido à pandemia causada pelo coronavírus, desde março de 2020 a coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que era realizada exclusivamente de forma presencial, passou a ser feita por telefone, assegurando a saúde de entrevistados e entrevistadores. A pesquisa produz alguns dos principais indicadores sociais do país, como trabalho, rendimento, educação e moradia.
A rede de coleta do Distrito Federal envolve uma equipe de aproximadamente 50 pessoas, que realizam o trabalho continuamente. São feitas mais de 1.200 entrevistas por mês, compreendendo todas as regiões do Distrito Federal. Segundo a analista da pesquisa Adriana Beringuy, o sucesso do levantamento depende de as pessoas atenderem o pesquisador do IBGE.
"Nós produzimos uma informação que é muito desejada pela sociedade. Temos que entender que a sociedade somente vai ter essa informação na medida em que atender aos nossos entrevistadores. Somente por meio do depoimento e informações prestadas por cada um dos informantes é que a gente pode oferecer isso. É um grande desafio, mas temos ciência de que nosso trabalho é extremamente fundamental, sempre foi, tanto em tempos de normalidade sanitária como agora nesse período em que a economia e o mercado de trabalho em particular têm sido tão afetados pela pandemia", ressalta.
Ao receber o telefonema para a entrevista da PNAD Contínua, o morador pode solicitar o número do RG, CPF ou da matrícula do agente e checar a identidade por meio do portal Respondendo ao IBGE: https://respondendo.ibge.gov.br/verifique-a-identidade-do-entrevistador.html.
Quando o IBGE ainda não tiver o número de telefone do informante, uma carta será enviada ao domicílio e o cidadão deverá entrar em contato com o Instituto, conforme recomendado na correspondência. As informações são sigilosas e usadas exclusivamente para fins estatísticos.