Perguntas Frequentes
Perguntas frequentes
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• Qual horário de funcionamento da Administração?
A Administração, localizada no SIG, Quadra 6, lote 1425, funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h.
O Parque do Bosque funciona todos os dias, das 6h às 21h.
• Existe algum documento onde posso consultar todos processos e trabalhos feitos pela Administração?
Sim! Cada Administração tem um documento chamado Carta de Serviços, onde é possível acessar informações sobre tudo o que é feito pelo órgão, como viabilidade, licenciamento e solicitações. Basta acessar o nosso site, clicar em “Serviços” e depois “Carta de Serviços” para ter acesso ao documento.
• O que é a Ouvidoria?
É o canal oficial do governo, onde o cidadão pode registrar solicitações, sugestões, elogios, informações, reclamações e denúncias, com relação ao serviço público. Para isso, basta acessae o site PARTICIPA DF ou o telefone 162 e registrar sua manifestação. As solicitações feitas através do canal tem prioridade no atendimento e são encaminhadas ao órgão competente, podendo o cidadão acompanhar os trâmites do processo. As manifestações também podem ser feitas de forma anônima.
• Como faço para solicitar manutenções?
Os serviços devem ser solicitados através dos canais da Ouvidoria, onde têm prioridade no atendimento, pelo site www.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162. Dessa forma, a sua demanda é encaminhada ao órgão competente e você ainda recebe um retorno sobre o serviço!
• Abri um protocolo na Ouvidoria mas a minha solicitação ainda não foi atendida. E agora?
Alguns fatores podem atrasar a conclusão de demandas, como complexidade, número de pedidos elevado e até mesmo urgência da solicitação. O pedido feito pela ouvidoria é sempre encaminhado ao órgão competente, que fará a análise e realização do serviço. Cabe ao órgão responsável definir o retorno do trabalho ao solicitante. Você também pode entrar em contato com a Administração ou com a Ouvidoria para entender melhor os trâmites do processo.
• Realizei a poda no meu condomínio. Onde posso descartar o lixo verde gerado?
O lixo verde gerado pelas podas é de responsabilidade de quem o produz. Logo, o melhor a se fazer, é contratar serviços de contêineres para o descarte correto. Caso a poda seja simples, solicite a administração os dias, horários e local em que o descarte pode ser feito.
• Quais são os dias e horários da Coleta seletiva?
A coleta seletiva é feita pelo SLU e tem dia e horário para acontecer em cada quadra do Sudoeste. Clique aqui para ter acesso ao cronograma!
• A Administração recolhe lixo eletrônico?
Sim! Basta levar os resíduos até a sede do Parque Bosque do Sudoeste, localizado entre a 3ª e 4ª avenidas, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
• Como posso consultar minha viabilidade e/ou licenciamento?
A consulta pode ser feita através do e-mail cadastrado no site do RLE ou na Administração, pelo telefone 3343-4922 ou 3343-4918. Todo o passo a passo dos processos também estão na nossa Carta de Serviços.
• Onde consigo a planta do meu apartamento?
As plantas podem ser solicitadas através do e-mail: protocolo.sudoeste@sudoeste.df.gov.br, por telefone 98199-2087 ou presencialmente, na Administração (SIG, Quadra 6, Lote 1425).
• Como ter autorização para eventos?
As licenças eventuais, que tenham repercussão nas vias públicas da região, devem ser emitidas através da Administração. Leia mais na nossa Carta de Serviços.
• Como posso denunciar importunação pública?
Todas as denúncias, inclusive de irregularidades em estabelecimentos, por exemplo, podem ser feitas através da Ouvidoria, pelo site www.ouvidoria.df.gov.br ou pelo telefone 162. Caso a situação seja urgente, o melhor é acionar a polícia ou ainda, o 7º Batalhão da Polícia Militar, localizado aqui na região.
• A Administração recolhe doações?
Sim! As doações podem ser entregues no Parque do Bosque Sudoeste e na Sede da Administração Regional, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Fique atento também às campanhas, como a Campanha do Agasalho, Dia das Crianças, onde novos pontos de entrega podem ser definidos.
• Posso marcar horário com o Administrador para tratar sobre assuntos da comunidade?
É possível marcar um horário para uma reunião com o Administrador. Ligue para 99207-4891 e agende!
• O Conselho de Segurança (CONSEG) faz parte da Administração?
O Conseg é um órgão da Sociedade Civil que está vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública. Para informações sobre o conselho o cidadão deve entrar em contato com a referida Secretaria. (http://www.ssp.df.gov.br/)
• Quais serviços não devo solicitar à Administração?
Os serviços realizados pelas empresas concessionárias de água, esgotos, energia elétrica e iluminação pública e os prestados por órgãos federais (ex: Dnit, Antt, Unb, etc.) ou fora da circunscrição do Distrito Federal (ex: municípios do entorno).
Para serviços de energia elétrica e iluminação pública o cidadão deve ligar no telefone 116 (CEB – 24 horas)
Para serviços de água e esgotos o cidadão deve ligar no telefone 115 (CAESB – 24 horas)
• O que é transparência pública?
A transparência pública é a obrigação imposta a todos os administradores públicos em prestar contas à população.
Devem ser divulgadas informações sobre as despesas realizadas pelos órgãos e entidades da administração pública, informando sobre a execução orçamentária, licitações, contratações e convênios.
Ou seja, o governo deve divulgar, regularmente, de forma simples e clara, o que faz, como faz, por que faz, quanto gasta e apresentar o planejamento para o futuro.
Atenciosamente,
Administração Regional do Sudoeste/Octogonal/SIG
Atualizado em Outubro/2024.
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